O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lançou nesta quinta-feira, 6, os editais do Processo Seletivo e Vestibular Unificado para ingresso de estudantes ao ano letivo 2019/1. No total, são ofertadas 2.440 vagas distribuídas entre os cursos técnicos integrados ao médio, concomitantes e subsequentes e cursos superiores. Destas, 1.866 vagas são destinadas aos cursos técnicos e 574 vagas destinadas aos cursos superiores.

As inscrições poderão ser feitas no período de  10 de setembro a 14 de outubro. A taxa de inscrição é de R$25 para os cursos de graduação,  R$15 para os cursos técnicos ou 2kg de alimentos não perecíveis, e podem ser efetuadas por meio do seja.ifto.edu.br ou do portal do IFTO www.ifto.edu.br.

Reserva de vagas

O IFTO reserva 50% do total de vagas dos cursos superiores para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, também há vagas destinadas para ações afirmativas, e beneficiam candidatos com deficiência; afrodescendentes residentes em quilombolas; assentados pela reforma agrária, indígenas e candidatos que concluíram integralmente o ensino fundamental em escola pública conforme especificações do Anexo V dos editais.

Provas

As provas para os cursos técnicos serão objetivas, de múltipla escolha. Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio a prova terá 40 questões e para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio terá 42 questões. Para os cursos superiores será aplicada prova objetiva, com 48 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.

As provas para os cursos superiores estão previstas para serem aplicadas no dia 18 de novembro, no período vespertino. As provas para os cursos técnicos estão previstas para serem realizadas em 25 de novembro: modalidade integrados e concomitante no período vespertino e subsequente no período matutino.

Ensino gratuito e de qualidade

“O IFTO tem como principal missão promover um ensino técnico profissional de qualidade. Para isso, a cada semestre são ofertados cursos em 11 locais diferentes do norte ao sul do Estado. O certame contém editais que buscam permitir o acesso daqueles que desejam desfrutar dos benefícios vindos dos ensinamentos proporcionados pelos cursos do IFTO. Esperamos que este ano mais jovens sejam tocados pelo desejo de conhecimento, capacitação e crescimento profissional. Todos nós estamos prontos para auxiliá-los, sanando suas dúvidas e dando indicações para uma boa realização de prova”, destacou a presidente da comissão  organizadora do Processo Seletivo e Vestibular Unificado 2018, Camilla Malta.

Mais detalhes sobre inscrições, cursos ofertados, documentos e anexos, estão disponíveis  no link dos editais publicados aqui.