IFTO completa 15 anos de criação com avanços no ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil
Autoria: DICOM Publicado em: Portal IFTO Publicado: 20/12/2023 11h26 Última modificação: 20/12/2023 11h56
Em dezembro de 2023 foi celebrado os 15 anos de criação dos Institutos Federais em todo o Brasil. E o IFTO tem muito a comemorar pelas suas conquistas. A instituição nasceu da junção de duas renomadas escolas técnicas: a Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, Eafa, e a Escola Técnica Federal de Palmas, ETF.
Ao longo dos 15 anos, quase 100 mil estudantes ingressaram em algum dos 125 cursos ofertados pelo IFTO em diferentes níveis e modalidades. Mais de 8500 mil ingressaram por meio de cotas e vagas destinadas a ações afirmativas.
E o IFTO transformou a vida de muitas pessoas por meio do ensino, da pesquisa e inovação e da extensão. Isso porque cerca de 1500 bolsas foram destinadas ao desenvolvimento de pesquisas que têm contribuído para o desenvolvimento do Estado e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Desse total, 718 foram destinadas a estudantes por meio do Programa de Iniciação Científica.
O IFTO também possibilita a democratização do acesso aos saberes produzidos no âmbito da instituição por meio das ações de extensão. Só nos últimos três anos, foram 177 projetos desenvolvidos diretamente com a comunidade externa. Além disso, encontram-se entre as prioridades da instituição: incentivar os seus estudantes a se envolverem em atividades desportivas e culturais e auxiliar aqueles que necessitam de assistência financeira para dar continuidade aos seus estudos. Tudo isso por meio da assistência estudantil, que já beneficiou mais de 27 mil estudantes.